Seja o melhor odre que puder ser

Introdução

 

 

Você já ouviu alguém dizer que tomou canja de galinha em algum casamento?

ou

Você já viu alguém acompanhar um enterro vestindo roupas de praia?

 

Penso que não, pois  tais procedimentos  não combinam  com as situações  apresentadas.

A palavra de Deus também nos  fala de  forma  muito clara a este respeito.

veja :  Marcos 2: 21- 22

Há certas misturas que fazemos  que não combinam , mas  não trazem efeitos  tão  ruins, como o exemplo  que  a Bíblia nos traz sobre  o pano novo sendo usado como remendo em veste velha.

 

 

Pode  não combinar, não ficar  bonito, mas nada  há nesta situação  que possa trazer algum tipo de malefício.

 

Porém, quando a Palavra  nos  fala de vinho  novo em odres  velhos, nos deparamos  com uma  situação diferente.  Esta é a combinação que traz como resultado uma  consequência ruim.

 

Sabemos  que na época dos tempos antigos, o odre era  um tipo de cantil feito  com peles de animais e que o vinho era colocado nele. Porém, poderiam  surgir  duas  situações, ou, dois  resultados  diferentes  dependendo do tipo e qualidade do odre  utilizado.

 

 

Quando o odre era  novo, e o vinho também, por causa  do seu processo natural de  fermentação, o odre se  expandia e o vinho não  se perdia.

 

 

Diferentemente do odre novo, quando este  já  estava  velho e ressecado, quando o vinho  novo era posto nele, com o processo  natural de fermentação  da uva, este  se rompia, por  não expandir para  suportar tal processo, sendo assim, o vinho era  todo perdido.

Trazendo esta aplicação  para as nossas  vidas,  chegamos a seguinte  conclusão:

Vinho- representa a essência de Deus em nós

Odre- nossas  vidas

 

Quando Deus  visita nossas  vidas  derramando do seu poder maravilhoso e nós  estamos  como  odres  novos, quer  dizer,  FORTES, FLEXÍVEIS ,  EXPANDINDO A  NOSSA  MENTE  COM O CONHECIMENTO  DO EVANGELHO,  ARMAZENANDO COM  CUIDADO  TUDO O QUE  ELE  NOS TEM ENSINADO,  tudo o  que  Deus  nos  dá  não é  derramado para fora  de nós e muito menos  será perdido.

 

 

Mas  quando nos portamos  como o odre  velho,  QUE  NÃO É MAIS  RESILIENTE;  QUE  NÃO É RESISTENTE  AO MAL;  QUE  DEIXA  VAZAR   TUDO O QUE O SENHOR  BONDOSAMENTE  NOS  DÁ, então corremos o risco de desperdiçar  toda a obra tão zelosa do Altíssimo em nossas  vidas.

 

 

NÃO  PODEMOS  SER  ASSIM. NÃO PODEMOS  DEIXAR  QUE  ESCAPE DE NÓS  TODOS OS PODEROSOS  FEITOS DO SENHOR SOBRE AS  NOSSAS  VIDAS.

 

 

Então eu pergunto: Que tipo de odre temos  sido?

O odre novo, que não estoura  nunca,  que não racha por qualquer pressão? Ou  O odre velho, que  já  está  seco, que  já  não se  lubrifica  com o óleo da unção  do Senhor?

É  tempo de olharmos  para  nós  mesmos  e  observarmos  quais  tem sido os tipos de  combinações  que temos  feito.

Será que aquilo que a gente  fala  tem combinado com aquilo que a gente  faz?

Será que,  o que eu digo ser, de fato combina com o meu comportamento  no dia a dia? Tenho convencido as  pessoas  da fé  que  digo ter abraçado?

Ver: Mateus 25: 1- 13

É preciso  saber fazer as melhores  escolhas, antes  que  venham os  tempos dos acontecimentos  finais, e não tenhamos  mais  condições  de mudar nada  daquilo que temos  escolhido e combinado.

 

Seja o melhor odre de Deus  que  você pode ser!!

 

 Daisi Vieira