Estudo sobre a Fé

 

ESTUDO  SOBRE  A  FÉ

 

Deus não pode transformar ninguém que não esteja interessado em mudar de vida , arrepender-se  e  deixar a velha maneira de viver para receber uma  nova maneira de viver, a maneira de Deus.

Para  se mudar  a  maneira de  viver é necessário  que nos  arrependamos de atitudes e ações que geram morte, ou  seja,  que nos  afastam de  uma  comunhão  verdadeira  com Deus.  Também  sabemos  que  é  o  pecado  que  faz  separação  entre  Deus e os  homens.  O  pecado pode  ser  traduzido como  tudo  aquilo  que  desagrada  a Deus e  podemos  citar:  Idolatria, Ocultismo,  Iras, Contendas, Mentiras, Vícios, Adultérios, Mexericos etc.  Precisamos  ter Fé em Deus. A Bíblia diz que sem fé é IMPOSSÍVEL  agradar a Deus. Hebreus 11:6: “ Sem fé ninguém  pode  agradar a Deus , porque  quem  vai a Deus,  precisa  crer  que  Ele  existe  e que  recompensa  os que  o  procuram.”

 

 

O QUE  SIGNIFICA  TER  FÉ EM DEUS ?

 

 FÉ EM DEUS  SIGNIFICA:

 

-       crer que existe  um  único Deus e que  fora  Dele  não há  nenhum outro  nome  que  deva  ser  invocado;

-       crer  que  Deus firmou  uma  nova  aliança com  o  homem , aliança esta que  foi  rompida  pela  desobediência de  Adão , mas  que  por  meio  do  sacrifício de  Jesus Cristo na  cruz do  Calvário  se  estabeleceu na  vida daquele que  Nele crê;

-       crer que Deus  cumpre todas  as  promessas  da  Sua  Palavra (  A  Bíblia Sagrada );

-     crer que Deus sempre  estará  conosco  através  do  Seu Espírito  Santo.

 

A  FÉ  EM DEUS ESTÁ  RELACIONADA COM:

 

a- CRER  NA  BÍBLIA  EM  SUA  TOTALIDADE

 

Crer no que Deus diz  em  Sua Palavra e não no que eu  acho, no que  as  outras  pessoas pensam  ou  no que as tradições dizem. Todos  os  questionamentos  em  relação  a Palavra de  Deus,  provém do  maligno, pois  a  Bíblia é  o  único  meio  de  se  conhecer  a  Deus e  de se  possuir  um  padrão  de  comportamento  de  regras  e práticas que  estão  plenamente  de  acordo  com  o  projeto  de vida  plena  criado  por  Deus para o  homem.

 

b- OBEDIÊNCIA  A  DEUS  E  AOS   SEUS ENSINOS 

 

I Samuel 15:22 – “O que é  que o Deus  Eterno prefere? Obediência  ou  oferta  de  sacrifícios? É  melhor  obedecer  a  Deus do que  oferecer-lhe  em  sacrifícios  as  melhores  ovelhas.”

 

É melhor a Obediência a Deus e  a Sua  Palavra  do que sacrifícios  ou  votos.

Rituais religiosos  sem  fé  ou  compromisso de  nada  adiantam. Deus  nos  deixou  a  Sua  Palavra  como  diretriz  para  nossas  atitudes  e  escolhas. Ainda  que  fizéssemos  promessas  e  votos  todos  os dias,  sem  uma  fé  genuína  Naquele  que  pode  todas  as  coisas, nada  resolveria. Deus  não  ama  o  homem por  aquilo que  ele  faz, mas  por  aquilo  que  ele  representa, pois o criou  para  ser  a Sua  imagem e semelhança.  Para  Deus somos  um  povo de  propriedade  exclusiva  Dele, sacerdotes  reais e  nação  santa e  todo acesso  a Sua  presença , nos  foi  outorgado ( concedido)  pelo  derramamento  de  sangue  do  Senhor  Jesus na  cruz do Calvário,   por  isso nos  basta  crer ,viver  e obedecer  a  Sua  Palavra  com  humildade e  zelo .

 

 

c) TOTAL  CONFIANÇA  EM  DEUS

 

I João 5:14 e 15 “ E esta  é  a confiança  que  temos  Nele,  que,  se  pedirmos  alguma  coisa,  segundo  a  sua  vontade,  Ele nos  ouve. E, se  sabemos  que nos  ouve em  tudo o que  pedimos, sabemos que  alcançamos  as  petições  que  lhe  fizemos.”

 

Fé é  confiar.

Mesmo que  eu  não veja, não  sinta , não  possa  tocar  e  nem  experimentar de imediato  a  prova visível  daquilo  que  pedi a Deus,  eu posso crer   que  Ele  já  providenciou o que lhe  pedi. 

Muitas  pessoas não compreendem  o porquê  de  algumas  orações  não  serem  respondidas e  aí  está  o  problema!  Todas  as  orações  são  respondidas, na  verdade,  nós é que  não  compreendemos  as  respostas de Deus, ou ainda,  não  aceitamos  certas  respostas porque  elas  não  expressam  exatamente  a nossa  vontade e  sim a de Deus.  Somente  um coração  temente ao  Senhor  e  humilde  o bastante  para  aceitar e acatar  o que  Deus  estabelece , pode  ter  esta  sensibilidade  para  escutar  e  por em prática   o que  Deus  determina .

HEBREUS 11:1 –  “ A fé é  a  certeza  que vamos  receber  as  coisas  que  esperamos e a prova de  que  existem  coisas  que  não vemos.”

 

 

d) NUNCA  DUVIDAR

 

Tiago 1: 5-8  - Mas, se  alguém  tem  falta de  sabedoria, peça a Deus, e  ele  dará  porque é  generoso e  dá  com  bondade a  todos. Porém, peçam  com fé  e não  duvidem de  jeito  nenhum, pois quem duvida é  como  as  ondas do mar, que o vento leva  de  um lado para o outro.  Quem é assim  não  pense  que  vai  receber alguma  coisa do  Senhor, pois  não  tem  firmeza e  nunca  sabe o que  deve  fazer.”

 

Deus dá a certeza...  o maligno inspira a dúvida.

Quem crê não  duvida, quem  duvida é  porque  não  está  crendo.

Se  a fé é a certeza e  a convicção daquele  que  crê, o  que  duvida  não  tem  fé  e  por  conseguinte , não  pode  agradar a Deus.  Aquele que não agrada a Deus, também não se agrada  da Sua Palavra  e nem  se  preocupa  em  praticá-la. Portanto, se  você  quer  estar  continuamente  na  presença  de Deus agradando-O, nunca  duvide de quem Ele é ou do  que  Ele  pode  fazer!

 

 

ORIGEM  DA FÉ

 

A fé não existe por  capacidade humana...  é um dom de Deus, ou seja, uma  graça  que  recebemos  sem  termos  feito  qualquer  coisa  para merecê-la. Nós  já  nascemos  com  a  inclinação  para  exercermos a fé, porém,  a nossa  fé  precisa  ser  desenvolvida. Esse  desenvolvimento  se  dará  na  medida  que  ouvirmos e falarmos mais e mais  a  Palavra de Deus , pois a  Bíblia nos  diz: “ E assim, a fé  vem  pela  pregação e a pregação  pela  Palavra de Cristo.” Romanos 10:17. Aquele  que  não  cria  o hábito de  ouvir  as  pregações  da  Palavra de Deus, não  conseguirá  desenvolver  sua  fé e a  tendência será se  tornar  uma  pessoa  orgulhosa e  insubmissa  aos ensinamentos  de Jesus. Somente a  absorção  contínua  dos  preceitos de Deus  pode  modificar o coração do  homem e todo um  padrão  errado e  mundano de  pensamentos e comportamentos  já  adquiridos  ao  longo dos  anos.

FÉ E OBRAS

 

A Fé sem obras  nada  vale, assim  como as  obras  sem fé  também  não agradam a Deus. Tiago 2:14-20 -  “ Meus irmãos, que  adianta  alguém  dizer  que tem fé se  não  dá  provas  disso? Será  que essa fé  pode  salvá-lo?

 Por exemplo, pode  haver  irmãos  e  irmãs que  precisam de  roupa e que  não têm   nada  para  comer. Se  vocês  não lhes dão o que  eles  precisam  para  viver, não  adianta  nada  dizer: [Que Deus  os  abençoe. Vistam  agasalhos e  comam bem.] Portanto, a fé é assim... se  não  vier  acompanhada de  ação  é  coisa  morta  em si mesma.”

 

            O que  a Palavra de Deus  nos ensina a este  respeito  é que  a nossa  fé  e as nossas  ações devem sempre  caminhar  juntas. A fé  genuína sempre  virá  acompanhada  de  boas  atitudes, bom  testemunho  e  vida  coerente  diante  de  Deus( o que  se prega se  vive). “ Porque, assim  como o corpo  sem o  espírito  está  morto, assim  também a  fé  sem  ação  está  morta.” Tiago 2:26

Pessoas  há  que  pensam  ter  um  lugarzinho  garantido no céu  porque  fazem  muitas  doações  e  colaboram com a  sociedade  ajudando  muitos carentes. Tal  pensamento  é  completamente  errado, pois  uma vida sem  arrependimento de  pecados, abandono dos  mesmos  e sem a  confissão da  aceitação de  Jesus Cristo  como o único  Senhor e Salvador, ainda que  acompanhada  de  muitas  obras caridosas, jamais  levará  alguém ao céu. A Bíblia é muito  clara a este  respeito: “ Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai ( ninguém irá  ao céu ) senão por  mim ( se não  aceitar  a Jesus  Cristo como Senhor  e Salvador  em seu coração).” João 14:6

 

A  FÉ  É  O  COMBUSTÍVEL  DA  ORAÇÃO

 

Marcos 11: 22-24 – “Lembrem-se  disto:  se vocês  tiverem  fé  em Deus, poderão  dizer a este  monte (  ao  problema, dificuldade ou doença ): Levanta-te e  jogue-se no mar.( Retire-se  da  minha  vida  agora! ). Se não  duvidarem  no seu  coração, mas  crerem que  vai acontecer  o que  disseram, então isso  será  feito.” Esta  passagem da Bíblia acima  mencionada  é uma  promessa de Deus para as  nossas  vidas, promessa maravilhosa e  muito  poderosa. Ela é a garantia para recebermos  aquilo que  pedimos  ao  Senhor. Poderá ser uma cura, um emprego, o livramento de um problema, etc.Mas  esta  promessa  só  se  cumprirá  em nossas vidas se  tivermos  fé.

            Eu não posso dizer que  tenho fé  se  espero  que  primeiro  as  coisas  que  pedi  se  tornem visíveis, pois a  fé  é  justamente  chamar  à  existência as  coisas que ainda não  são ou  não existem. Ter  fé  é já agradecer a Deus  pela  cura  de uma  enfermidade, sentindo  ainda  os  seus sintomas. Ter  fé é  esperar  por um  emprego  com a  convicção  que  o Senhor  já  o preparou , ainda  que  empregador  não tenha se manifestado. Ter fé , é sobretudo saber,  que  Deus tem o melhor  para  mim e que Ele  está  no comando de tudo , sempre revelando no   momento certo a concretização de todas as coisas.

Ter fé em Deus é saber  quem é Deus e confiar Nele em todo o tempo, independentemente das circunstâncias.

 

CONCLUSÃO

 

Tenha sempre fé em Deus. Ponha sempre a sua confiança  Nele e Ele, na  Sua  infinita  graça e  misericórdia o salvará , livrará  e o curará  de  todos os  males, pois  somente  o Senhor  Deus tem poder  para  perdoar  pecados  e  abençoar  a todos aqueles que  quiserem  recebê-Lo  em  seus  corações. E jamais se  esqueça:  SEM  FÉ   É  IMPOSSÍVEL  AGRADAR A  DEUS.                                    

Daisi Lopes Silva  Vieira - 21/11/00