A pregação e o avivamento

 

                                                

Ministrada em 30/09/04

Introdução:

A  história do nascimento da  igreja primitiva  teve  seu início  no dia  de Pentecostes, logo  após  a  ressurreição e  ascensão de  Jesus. O  Cristo de Deus já  havia  concluído o Seu  ministério salvífico  na  terra e depois  disto deixou uma  ordem  aos  seus  seguidores:  ver Atos 1: 3-5

 Ordem: “ Não  saiam  de  Jerusalém, mas  esperem pela  promessa ...  dentro de  poucos  dias  vocês  serão  batizados  com o Espírito Santo.”

 

A igreja de Jesus  já estava  formada, mas  ainda  precisava de  “algo mais”  para  ser  completamente  eficiente  em sua  pregação. Este  “algo mais”  era o Batismo  no Espírito Santo,  prometido pelo próprio Jesus. ver: Atos 2: 1-4

 

EIS  AÍ O  1º  GRANDE  AVIVAMENTO  DA  HISTÓRIA  DA  IGREJA.

 

Como  resultado  deste  1º grande avivamento  , almas  começaram  a se entregar a Jesus  naturalmente, resultado do poder divino de chamamento e convencimento.

 

Nota: Não é  verdade  que  hoje em  dia  nós  temos tido  que  pregar o evangelho com  muito  esforço?

Usamos táticas  para as  pessoas  irem a igreja; usamos  fantoches para atrair  crianças;  oferecemos  cursos  pagos pela  igreja  para que as  pessoas  se animem a servir a Deus, etc. JESUS NUNCA PRECISOU DE NADA DISSO PARA DIVULGAR O REINO DO PAI.

 

Aprendendo sobre o avivamento

 

1º tópico

*Quando ele acontece, acontece  sem que o próprio homem tenha  feito  qualquer esforço.

 

Notem que  após o  Batismo no Espírito Santo, apenas  com algumas  palavras, Pedro  leva  quase 3.000  pessoas a Jesus Cristo.

-     sem  microfone;

-          sem  banda de música;

-          sem  campanha de oração  e  sem  mais  nada.

 

Pedro  fez  uso  somente de três recursos: Sua vontade de pregar, sua voz e o evangelho puro e verdadeiro de Jesus.

 

Definindo avivamento

 

Avivar é  realçar por meio da novidade; é dar vida vigorosa. Avivar é  dar  ânimo, uma nova perspectiva.

Já deu para notar  que somente  Deus tem este  poder para gerar avivamento.

 

 

2º tópico

 Seu  resultado

 

*O avivamento  produzido  pelo Espírito Santo de Deus sobre a  Igreja  sempre  terá como resultado:

 

1º O realçar da nossa  identidade como filhos de Deus;

2º Um ânimo novo  e um amor maior  pela obra missionária;

3º A purificação e a  santificação  da Igreja

4º Transformação de vidas

5º Comunhão intensa com o Espírito Santo e uns com os outros.

 

A obra de avivamento sempre trará como destaque na vida das pessoas e da igreja,  uma intensificação acentuada na vida de oração, rendição, evangelismo e comprometimento com o Reino de Deus em todos os aspectos.  Ler:  Habacuque 3: 1 e 2

 O Senhor aviva a Sua obra para que  o Seu senhorio  se  torne ainda mais conhecido.

 

IMPORTANTE:

Avivamento  NÃO são  ondas  de  unções  que  vez ou outra  acontecem  no meio da igreja.

 

As unções  surgem  como  parte integrante  deste processo de  reanimação da  igreja e dos crentes, portanto, as unções não são o  avivamento propriamente dito, mas são a providência de poder capacitador de Deus, atuando intensamente no mover do Espírito.

 

Você  sabia... que  todas  as  vezes  que  na  história da igreja se ouviu  falar  em avivamento, grandes  reformas  religiosas  foram  feitas?  E como resultado disso, muitas  conversões  aconteceram fazendo com que  o reino  de Deus  expandisse?

 

Eu também  gostaria de  chamar a sua atenção para um outra  coisa.

Quem já estudou sobre a  história  da  igreja, sabe  que o avivamento sempre  aconteceu em  momentos em  que a palavra  da  pregação começava a cair  em declínio.

 

Os irmãos  se lembram de como se deu a reforma protestante de Lutero?

 

Martinho Lutero  era filho de camponeses, nascido em 1483. Foi criado de  forma  simples e teve um profundo  preparo religioso. Após  ter cursado uma  famosa  universidade alemã e se  formado em Direito, tornou-se monge, entrando  para  o Convento dos Agostinhos em Erfurt. Tinha entrado ali em  busca  de  salvação e paz,  mas  não  as  encontrou. Tentou  buscar a Deus das  mais  variadas  formas ( jejuns; vigílias; e  flagelos), mas  por  mais  que o  fizesse, ainda  se  sentia  pecador e miserável. Até que  um dia , lendo a Epístola aos Romanos, encontrou estas palavras: “ Mas o justo  viverá pela  fé.” Então ele  compreendeu que  a  salvação lhe pertencia  simplesmente  pela confiança e fé em Jesus Cristo  e não por  qualquer  obra  que ele próprio  realizasse. ( texto de Rm 1:17)

 

A princípio, Lutero  creu de forma errada porque  a pregação  que ele conhecia era errada.

 

3º tópico

 O  avivamento virá  quando a pregação for pura, sem mistura e realmente focar o arrependimento das obras mortas.

 Por que nos dias de  hoje  nós vemos  tantas igrejas  cheias de pessoas  porém sem  transformação de vidas? Por que pessoas entram e saem das igrejas sem nenhuma evidente mudança na maneira de viver? Por que as pessoas tem estado tão desinteressadas na pregação do evangelho?

 Sabe porquê?

Porque  muitos  ministros  deixaram  que a pregação se tornasse um atrativo para as pessoas com problemas a resolver. Muitos não estão pregando o Salvador da vida, e sim a salvação e livramento das dificuldades e adversidades que o homem enfrenta no seu dia a dia.

Quando os homens de Deus pararem de tentar agradar e conquistar os seus ouvintes por meio de artifícios humanos,  certamente  conseguirão retornar a genuína pregação da visão de reino... tão  desejada e esperada  por Jesus Cristo.

 

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”  Mateus  6.33