ESTUDO SOBRE DÍZIMOS E OFERTAS


 

              QUAL  O SIGNIFICADO  DO  DÍZIMO?

 

                A palavra  dízimo  vem  do   hebraico (  MA’ ASER  ) e  nas  Escrituras  Sagradas  tem  o significado  de  “a décima  parte” .

                No Antigo  Testamento, pela  lei de Deus dada  à  Moisés no monte Sinai ,  os  israelitas  entregavam  ao Senhor  a décima  parte das crias  dos  animais, daquilo  que  era  produzido  em suas  terras e de  outras  rendas  que  pudessem  ter  em  uma  atitude de  culto  a  Deus , reconhecimento  e gratidão  pelas  bênçãos   Dele  recebidas . Mas  mesmo antes  do governo de José  no Egito, esta  prática  já era  realizada  pelo povo de Israel . “ ... e bendito seja o Deus  Altíssimo, que  entregou os  teus  adversários nas tuas  mãos. E  de  tudo lhe  deu Abrão o  dízimo.” ( Gênesis 14: 20 ) Vejamos ainda , outro  texto da Palavra de Deus:  “ Também  todas as dízimas  da terra , tanto do grão do campo, como do  fruto das árvores, são do Senhor: santas  são ao Senhor. No tocante  às  dízimas do gado e do rebanho, de tudo o  que passar  debaixo da vara do pastor, o dízimo  será  santo  ao Senhor.”  ( Levítico 27: 30, 32 e 34 )  Nesta  passagem , podemos  perceber  uma  relação  especial de Deus para com o homem , pois  Ele  diz que  todo dízimo Lhe é santo .   Esta  atitude  de  dizimar, ou seja, separar  para  Deus um pouco   daquilo que se  tinha de melhor,  além  de  se  tornar uma  prática  religiosa,  levava  o povo  de Israel  a  manter  um certo padrão  de compromisso , obediência  e  fidelidade  para  com  o  Senhor .

                Outro  detalhe  muito importante no que  diz respeito  aos  dízimos  era  justamente  a  forma  como  eles  eram  separados  para Deus.  O dízimo  dos  grãos  contava-se  depois  de limpos  na eira; os dízimos  das  vinhas  contavam-se  depois  de  espremidas   no lagar e  dos  olivais depois  de  convertidos  em  azeite.

                Além  dos  dízimos também  eram  consagradas  ao Senhor  outros   tipos  de  ofertas . “E  ali  trareis  os  vossos  holocaustos , e os  vossos  sacrifícios,  e os  vossos  DÍZIMOS , e  a  OFERTA   ALÇADA  da  vossa  mão, e  os  vossos  votos,  e  as  vossas   OFERTAS  VOLUNTÁRIAS,  e  os  primogênitos  das  vossas  vacas e  das  vossas  ovelhas.”  Deuteronômio  12: 6 

 

 

OUTROS  OBJETIVOS  DE  DEUS  AO  INSTITUIR OS  DÍZIMOS E  OFERTAS    AO  SEU  POVO  NO  ANTIGO  TESTAMENTO

 

                1º-  Sustento dos  sacerdotes  de Deus;

 

Além  de  ensinar  o povo  a  manter  uma  atitude  de  humildade  e reverência  ao Senhor , a  lei  dos dízimos  também  tinha o objetivo de  se fazer  cumprir  uma  outra  ordenança de Deus  em  relação  aos  levitas , que eram  os  sacerdotes  da  tribo de Levi, separados por Deus para prestarem  serviços  a Ele  na  tenda da congregação . Tais  homens ,   não  receberam  por  herança  terras como  as  demais  tribos  de Israel,   mas  sim,  a  herança  dos  sacrifícios  queimados e dos  dízimos  que eram apresentados  ao  Senhor  como  ofertas.  Podemos  então  concluir que  a  entrega  do  dízimo  da  casa de Israel, além de ser um ato religioso, expressar reconhecimento e gratidão, também  era  utilizado para  o  sustento dos  sacerdotes de Deus.  Vamos  ver  as  passagens  bíblicas  que comprovam isso: “Tão  somente a tribo de Levi não  deu  herança;  os  sacrifícios  queimados do Senhor  Deus de Israel  são a sua  herança, como já  lhe  tinha  dito.” ( Josué 13: 14 ) ; e ver  também “ Aos  filhos de  Levi dei todos  os dízimos  em Israel  por  herança, pelo  serviço  que  prestam, serviço da  tenda da congregação.” ( Números 18: 21) ; e “ Assim também  apresentareis  ao Senhor  uma  oferta de  todos  os  vossos  dízimos, que recebestes dos  filhos de Israel, e deles  dareis a oferta  do Senhor a Arão, o sacerdote.” ( Números 18: 28 ).   Ordenava  também  a lei  mosaica, que os levitas  dessem  ao Senhor o dízimo dos  dízimos  que  eram  recebidos  do povo de Israel, podendo  livremente  utilizar-se do que  restava  como preço  do  serviço  que  faziam  no tabernáculo.

 

 

2º - Deus também  ordenou  que  fossem   entregues  ofertas para  a construção do  tabernáculo;

 

O Tabernáculo era uma  construção  portátil e  em forma de tenda, que  Deus  ordenou  que  Moisés fizesse  logo  depois  que  todos os  mandamentos e leis  já  lhe tinham  sido  dados, para  servir de  Sua  morada  no meio do povo de Israel. Era  no  Tabernáculo  que Deus  falava  ao   Seu  povo, daí o nome “ lugar da  habitação de Deus”. Ali  também  se achavam depositadas  as  tábuas da  lei.  “ Disse mais  Moisés a toda a congregação dos  filhos de Israel: Esta é a palavra que o Senhor  ordenou dizendo: Tomai , do que tendes, uma oferta  para o Senhor; cada um, de  coração  disposto, voluntariamente a  trará por oferta  ao Senhor: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim. Linho fino, pelos de cabras...   Venham  todos os  homens  hábeis entre  vós, e façam tudo o que o Senhor ordenou: O  tabernáculo com sua tenda, e a sua coberta, os seus ganchos, as suas tábuas, as suas vergas, as suas colunas e as suas bases...”  ( Êxodo  35: 4-6  e  10-11 )  E  todo o povo de Israel  prontamente  atendeu  as ordens de Deus. “ e veio todo  homem , cujo coração  o  moveu e cujo espírito o  impeliu, e trouxe a oferta da congregação, e  para todo o seu serviço, e para as  vestes sagradas.” E também  “ Os  filhos de  Israel  trouxeram  oferta  voluntária  ao Senhor; a saber, todo  homem e  mulher, cujo  coração os  dispôs para trazerem   uma  oferta para  toda  a obra  que o Senhor  tinha  ordenado  se  fizesse  por  intermédio de Moisés.”  ( Êxodo 35: 21 e 29 ).

 

 

                3º-  Os  dízimos  também  eram utilizados  para  a manutenção  da  casa do Senhor ( templo), da  Sua  obra  e  como  oferta  especial  ( a cada três  anos ) para o auxílio  aos  necessitados (  órfãos, viúvas e estrangeiros ) e quem se mantinha  fiel  a esta  ordem  de Deus recebia  a promessa  das  Suas  bênçãos  sem  medida. “ Trazei  todos os dízimos  à  casa  do  tesouro, para que haja  mantimento  na  minha casa , e provai-me  nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se  eu não  vos  abrir as  janelas do céu, e não derramar  sobre vós  bênção  sem medida.”  ( Malaquias  3: 10 ) ;  e ver  também : “ Ao  fim de  três  anos tirarás   todos  os dízimos  da tua  novidade  no  mesmo ano, e  os  recolherás  nas  tuas  portas. Então  virá o  levita ( pois  nem  parte  nem  herança  tem  contigo) , e o  estrangeiro, e o  órfão e a viúva, que  estão  dentro  das  tuas  portas, e  comerão , e  farta-se-ão: para  que o  Senhor  teu Deus  te  abençoe  em  toda  a  obra  das tuas  mãos,  que fizeres.”

(  Deuteronômio 14: 28-29 )

 

É  importante  ressaltar  que  muito embora  os  dízimos e  ofertas  fossem  uma ordenança  de Deus para  todo  o Seu povo,  o  Senhor  nunca  exigiu  que esta  atitude  fosse  involuntária , muito  pelo contrário,  nos textos  acima  mencionados, podemos  observar  que  o Senhor  deixa  bem claro  que  tais  ofertas e contribuições  deveriam  sempre  partir  de  pessoas  com  os corações  dispostos  a fazê-las. Tanto  isto é  verdade, que  em tempos de  enfraquecimento  religioso, o  povo  começou a  negligenciar  a  lei  do dízimo e  o  rei  Ezequias  julgou  necessário  fazê-la  efetiva.  ( Ver  II Cr. 31: 2-11 ).

 

 

SOMOS  DEPENDENTES  DE   DEUS

              

                Antes de  tudo,  como  servos  do Deus  Altíssimo,  devemos  reconhecer  a nossa  total  dependência  Dele  para  a nossa  própria  sobrevivência aqui neste  mundo. É o Senhor  Deus  quem nos  sustenta,  nos  concede  saúde e força  para  podermos  trabalhar,  nos  dá  inteligência  e  sabedoria  para  conduzirmos  os  nossos  afazeres  diários. É  Ele  quem  abençoa  e multiplica  toda a nossa  renda  familiar, como  prova  do  Seu imenso  amor e cuidado para  conosco, sendo  assim,  temos que  ter a consciência  de  que tudo pertence  ao Senhor  e que a  atitude  de  dizimar e ofertar ,  representa   a  devolução ( se é  que podemos  assim  dizer ) de um  pouquinho de  tudo  de  bom  que o Senhor  nos concede, ainda que  sem merecimento  algum. Logo abaixo,  estaremos  citando  algumas  passagens  bíblicas  que  comprovam isso:

 

a-) Ninguém  possui  qualquer coisa que não  tenha  recebido de Deus – “ Respondeu João:  O  homem  não  pode  receber  cousa  alguma se  do céu não  lhe  for  dada.”  João 3: 27

 

b-) Deus é o dono de  todas as  riquezas – “ Minha é a prata , meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2: 8

 

c-) Tudo pertence ao Senhor  e o homem só  usufrui de tudo  o que foi criado por Ele – “ Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os  que  nele  habitam.” Salmos 24:1   Ver  também  “O Senhor te dará  abundância de  bens no  fruto  do teu ventre,  no fruto dos teus  animais, e no fruto  do  teu  solo...  O Senhor  te  abrirá  o  seu bom  tesouro, o céu , para  dar  chuva  à   tua  terra no seu  tempo, e para  abençoar  toda  a  obra das tuas  mãos;  emprestarás a  muitas   gentes, porém tu não  tomarás  emprestado.” E  também :             “  O Senhor  te porá  por  cabeça, e não  por  cauda; e só  estarás  em cima, e não  debaixo,  SE  OBEDECERDES  AOS  MANDAMENTOS   DO  SENHOR  TEU  DEUS,  QUE  HOJE  TE  ORDENO,  PARA   OS  GUARDAR  E  CUMPRIR.”  Deuteronômio 28:  11a, 12  e 13b .

 

 

DÍZIMO  É  O  MESMO  QUE   OFERTA ?

 

                Logo  no início deste  estudo , pudemos  observar  que especificamente para o dízimo , Deus  determinou   que a  décima  parte , ou seja,  dez por  cento  daquilo que  era  plantado  ou adquirido pelos  Seus  servos ( como crias de animais ) fosse  separado  para  a Sua  obra.  Mas  nós  também  observamos  na Palavra de Deus,  que  além  dos  dízimos,  outros  tipos de ofertas  eram também  consagradas  ao Senhor. (  Deuteronômio  12: 6 ). Podemos  então  concluir que , diferentemente  do dízimo,  as  outras  ofertas  que  também  eram voluntárias  ,  já  não  tinham a  exigência  da  determinação do  valor  ofertado,  tais  doações eram  livres  e   passariam  a  ser  entregues  mediante  o  coração  de  cada um,  como  um  complemento  ou  um  acréscimo  em  favor  da  obra de Deus. (“Estes  receberam  de  Moisés   todas  as  ofertas , que  os  filhos  de Israel  haviam  trazido para  a  obra  do  serviço  do  santuário , para  fazê-la;  e  ainda  cada  manhã  o  povo  lhe  trazia  ofertas  voluntárias.” Êxodo 36: 3 )    E  tantas  foram  as ofertas  trazidas  pelo  povo,  que  acabaram  excedendo  e  em  muito  o necessário para  a  construção  do  tabernáculo , a ponto de  Moisés ter  que  ordenar  que  o  povo  parasse  com  as  doações .  “... e  disseram  a  Moisés:  O povo  traz  muito  mais  do que  é necessário  para  o serviço  da  obra, que o Senhor  ordenou  se fizesse. Então  ordenou  Moisés – e a  ordem  foi proclamada  no  arraial, dizendo:  Nenhum  homem,  nem  mulher  faça  mais obra  alguma  para  a  oferta  do  santuário . Assim  o povo  foi proibido  de  trazer mais.” (Êxodo 36: 5-6 )

Sendo assim, podemos  definir  “oferta” como:  O mesmo  que  dádiva ; presente; retribuição. Ato  que  expressa  o desejo de  contribuir  voluntariamente com  algo  mais  além  dos  dízimos   na  obra do Senhor  nosso  Deus.

 

 

DÍZIMOS  E  OFERTAS  NO   NOVO  TESTAMENTO

A  RECOMPENSA  DE  DEUS  A TODO  AQUELE  QUE  SE  MANTÉM  FIEL

 

Muito  embora   toda a lei  do  Antigo  Testamento já  tivesse  sido  cumprida por  Jesus Cristo através do Seu  ministério  terreno  ( “Não  penseis que  vim revogar a lei ou os  profetas: não  vim para  revogar, vim para cumprir. Porque em verdade  vos  digo: Até que o céu  e a terra passem , nem  um  i  ou um  til  jamais  passará da  lei, até  que  tudo se cumpra.” Mateus 5: 17-18) , o  Senhor  jamais  disse  que  a prática  de ofertar ou dizimar deveria  cessar  após  o cumprimento  da lei, mesmo  porque,  desde  o início  da  igreja  primitiva até  os dias de hoje, a  estrutura  física da igreja de Deus  aqui na terra, se mantém  através  dos  dízimos  e ofertas  dos crentes  fiéis. Vamos  ver  as  próximas  passagens   bíblicas  que  falam  a este  respeito.

 

1º- Vemos o  exemplo da igreja primitiva  nas contribuições  a obra de Deus, com  auxílio , trabalho  e ofertas voluntárias em  bens , dinheiro  e outros  tipos de doações. “Pois  nenhum  necessitado  havia  entre  eles, porquanto  os que  possuíam  terras  ou casas, vendendo-as, traziam  os  valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos ; então  se  distribuía a qualquer  um à  medida que  alguém  tinha necessidade.” ( Atos 4: 34-35 )

 

2º- Nossos  dízimos e ofertas como um  meio de  promover  a  manutenção  da igreja  local e a  divulgação  do  evangelho de Jesus Cristo  por todo o mundo , através  das nossas  contribuições  também  na  área de  Missões . Tal  iniciativa,  diz a Bíblia, certamente  redundará  em  atos de louvor e adoração a Deus, que  aceitará essas  ofertas  como um aroma suave e sacrifício aceitável e aprazível a  Ele. “Recebi  tudo, e tenho  abundância; estou suprido, desde  que Epafrodito  me passou  às  mãos o que  me  veio de vossa  parte, como  aroma suave, como sacrifício  aceitável e aprazível a Deus.” Filipenses 4: 18 .

 

3º- Deus  supri todas  as  necessidades  materiais  dos  seus  filhos . “Por  isso vos digo: Não andeis  ansiosos  pela  vossa vida, quanto ao que  haveis de  comer  ou  beber;  nem  pelo vosso  corpo quanto  ao que haveis de vestir.” e “ Buscai , pois , em primeiro  lugar,  seu  reino e a sua  justiça, e todas  estas  coisas  vos  serão  acrescentadas.” Mateus 6:  25 e 33

 

4º- Há  a promessa de Deus no que  diz  respeito  a  repreender o devorador ( o maligno ) , para que  todo o nosso  trabalho  não seja  em vão  e de sua  graça  abundante sobre  todo aquele  que dá  aos  pobres. “ Por vossa causa , repreenderei  o devorador, para  que  não  vos consuma  o fruto da terra; a vossa  vide  no campo não  será   estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3:10.   E  também “ Deus pode  fazer-vos  abundar  em toda  graça, a  fim de que, tendo  sempre,  EM  TUDO ,  ampla  suficiência , superabundeis  em toda  boa  obra, como está  escrito:  Distribuiu, deu  aos  pobres,  a  sua  justiça  permanece  para  sempre.”  II Coríntios  9: 8-9

 

5º- Mas  a Palavra de Deus  também   nos  adverte que  aquele  que retém a  sua  oferta ou contribuição  por  amor  ( apego ) ao dinheiro, deixa  de  receber  a  sua  bênção e  caminha  no  sentido  a  desagradar  ao Senhor. “Ora, os que  querem ficar  ricos caem  em tentação e cilada, e em muitas  concupiscências   insensatas e perniciosas, as   quais afogam os  homens na  ruína e  perdição. Porque o amor  ao dinheiro é  a  raiz de  todos os  males; e  alguns  nessa cobiça, se  desviaram da fé, e  a si  mesmos  se atormentaram  com  muitas dores.” II Timóteo 6: 9-10 E  ver  também  “ Ninguém  pode  servir a dois  senhores; porque  ou há de  aborrecer-se de um, e amar  ao outro; ou  se devotará  a um e desprezará  ao outro. Não  podeis  servir a Deus  e  às  riquezas.” Mateus 6: 24. 

A avareza é pecado!

 

6º-  Deus  ama e  honra  quem é generoso e  contribui com  alegria, pois dizimar ,ofertar e contribuir  em favor da Igreja do Senhor, não nos dá  a garantia  de se ter  um lugar ao céu  juntamente com Deus, mas  nos  enche de paz,  nos  tornando  pessoas  mais humildes, crédulas  e amorosas  para  com  o  Senhor Jesus  e para  com  os  Seus  preceitos  deixados  para   nós  em   Sua Palavra. “ Cada um contribua segundo  tiver  proposto  no coração, não com  tristeza ou  por  necessidade; porque Deus ama quem dá com alegria.” II Coríntios 9: 7

 

7º- Nossos dízimos e ofertas  são  santos  ao Senhor  e tudo  que é santo...  a  Deus pertence. “ ... o dízimo  será  santo  ao Senhor.” Levítico  27: 32b  e também  “ TUDO  quanto  fizerdes, fazei-o  de  todo o coração, como  para  o Senhor  e não para  homens.” Colossenses  3: 23.

 

 

“ DIZIMAR  E  OFERTAR   É   SOBRETUDO  UMA  ATITUDE  DE  AMOR .”

 

Irmã Daisi Lopes Silva Vieira