Feliz Páscoa!!

 

 

“ Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena demais para um cordeiro, tomá-lo-á juntamente com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de almas; conforme ao comer de cada um, fareis a conta para o cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, e o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; e toda a assembléia da congregação de Israel o matará à tardinha: Tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão. Não comereis dele cru, nem cozido em água, mas sim assado ao fogo; a sua cabeça com as suas pernas e com a sua fressura. Nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimá-lo-eis no fogo. Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. Porque naquela noite passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, tanto dos homens como dos animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos; eu sou o Senhor. Mas o sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito.  E este dia vos será por memorial, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; através das vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. 

Por sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel. 

E ao primeiro dia haverá uma santa convocação; também ao sétimo dia tereis uma santa convocação; neles não se fará trabalho algum, senão o que diz respeito ao que cada um houver de comer; somente isso poderá ser feito por vós. 

Guardareis, pois, a festa dos pães ázimos, porque nesse mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia através das vossas gerações por estatuto perpétuo. 

No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.Por sete dias não se ache fermento algum nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, esse será cortado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos. 

Chamou, pois, Moisés todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Ide e tomai-vos cordeiros segundo as vossas famílias, e imolai a páscoa.” 

 Êxodo 12: 3-21 

 

O povo do Senhor estava cativo no Egito. E em meio há anos e anos de sofrimento e muito clamor; e tudo isso como resultado de seu próprio esfriamento para com o Deus de Israel; depois de testemunhar nove pragas lançadas sobre a tirana nação que o escravizava, finalmente vê o  livramento do Senhor na noite que se instituiu a Páscoa. Em obediência ao Criador, o sangue do cordeirinho é passado nos umbrais das portas das casas dos hebreus, resultando assim, no registro  mais espetacular das Sagradas Escrituras sobre a libertação da nação israelita.  

Quando olhamos para esta passagem bíblica, podemos compreender claramente cada um dos gestos e palavras do Senhor Jesus. Podemos entender o profundo e importantíssimo significado da Páscoa. Jesus "era" aquele cordeirinho; sem mancha, sem mácula e sem defeito. E  seu sangue foi a provisão do céu para a libertação de todo um povo. Foi preciso morrer, para que toda uma nação pudesse viver. A diferença é que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Diferentemente daquele cordeirinho da primeira Páscoa que morreu , vertendo seu sangue como sinal de proteção nas vergas das portas dos judeus, Jesus morreu e ressuscitou, uma vez por todas, para trazer vida e libertação para todas as nações que acreditarem e depositarem sua fé Nele. 

“Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” 

João 11:25 

Feliz Páscoa!! 

Daisi Vieira

11/04/2020